Votação pode ser feita até o dia 31 de outubro pela internet

 

 


Um prato simples, mas que tem entre seus ingredientes uma parte da riqueza cultural do estado. Uma receita preparada com um queijo Minas Artesanal de 15kg produzido por um casal do município de Monte Carmelo, no Triângulo Mineiro, é um dos finalistas de um concurso nacional de receitas. O prêmio para o vencedor pode chegar a R$ 5 mil.

O “Macarrão no Queijo Luana” é um dos pratos preparados e aprovados pela apresentadora Ana Maria Braga e por um júri técnico, no concurso Top 20 Receitas do mês de outubro, entre as muitas sugestões enviadas por internautas de todo o país. Os jurados levaram em conta na seleção critérios como autenticidade, qualidade e criatividade, dentre outros. A qualidade do ingrediente tradicional é resultado do trabalho do casal Jales e Maria Helena, produtores do Queijo Minas Artesanal Luana, uma homenagem à filha. Os produtores são assistidos pelo escritório local da Emater-MG e pela equipe do Programa Queijo Minas Artesanal da Unidade Regional de Uberlândia (UREGI).

O queijo gigante já é bastante conhecido em vários eventos de Monte Carmelo e região. De acordo com a produtora Maria Helena a ideia do macarrão com queijo surgiu por sugestão da filha que é nutricionista.  " Vamos lutar para vencer e estar no programa", diz. Para a extensionista de Bem-Estar Social da UREGI Uberlândia Patrícia Freitas, a iniciativa é uma abertura de oportunidades de mercado para os produtores do Queijo Minas Artesanal. “O produtor vai alcançando mais mercados com novas estratégias e tendo uma grande oportunidade de divulgar o produto artesanal rural”, avalia. De acordo com técnica da Emater-MG, o reconhecimento e valorização do produto traz por consequência aumento da geração de renda e da valorização do trabalho das famílias rurais que produzem a iguaria, reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil.

A qualidade do queijo produzido por Jales e Maria Helena foi atestada também com a conquista da categoria Prata da região do Triângulo, no 10º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, realizado em Tiradentes, no mês de agosto, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Emater-MG. No concurso, os queijos são avaliados pelos critérios de apresentação, cor, textura, consistência, paladar e olfato.

Para votar no "Macarrão no Queijo Luana", clique aqui: https://goo.gl/ksf6ii. O resultado será divulgado no dia 15 de novembro.

Queijo Minas Artesanal

Para se classificar como Minas Artesanal, o queijo deve ser produzido artesanalmente, a partir de mão de obra familiar, com produção em baixa escala, Outra característica é utilização de leite cru, não pasteurizado, com período de maturação entre 14 e 22 dias, de acordo com a região. Minas Gerais possui sete regiões produtoras: Cerrado, Campo das Vertentes, Triângulo Mineiro, Serro, Serra do Salitre, Canastra e Araxá. A produção dessas regiões segue leis e normas para preservar a qualidade do produto.

Em MG existem cerca de 30 mil produtores de queijos artesanais. desse total, cerca nove mil estão nas sete regiões tradicionais, caracterizadas e reconhecidas. O Governo de Minas, por meio da Emater-MG e do IMA promove o programa Queijo Minas Artesanal que trabalha desde a organização dos produtores até a melhoria da qualidade dos queijos colocados no mercado.

Macarrão no Queijo Luana

Ingredientes:

. 15 kg de queijo minas artesanal
. ½ kg de macarrão linguine
. molho branco
. bacon picadinho

Modo de preparo:

Cozinhar o macarrão por 8 minutos. Colocar bem quente dentro do molho branco fervendo. Retirar o “miolo” do queijo fazendo uma cavidade. Colocar a mistura dentro do queijo Minas Artesanal. Bom apetite!

Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Jornalista responsável: Lílian Pacheco
Tel.: (31) 3349-8272
www.emater.mg.gov.br
facebook.com/ematerminas

 

 

 

Publicado em: 26/10/2017