Ação integrada entre órgãos do Governo de Minas Gerais e setor privado garantiu sucesso do evento

 

 


BELO HORIZONTE (15/09/2017) - Inclusão do pescado na feira livre, cozinha coordenada pelo chefe Edson Puiat, exposição do artista plástico Nilcinei e sorteios de brindes são algumas das atividades desta sexta-feira (15/9), na Cidade Administrativa para marcar o encerramento da 14ª edição da Semana do Peixe, campanha de abrangência nacional que visa fortalecer a cadeia produtiva do pescado.

Em Minas Gerais, o projeto é realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Estado de Desenvolvimento Agrário e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e suas vinculadas: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O evento também conta com a parceria de diversas instituições públicas e privadas.

Com o tema “Saúde e Sabor”, nesta décima quarta edição o Governo de Minas Gerais ampliou as ações já realizadas envolvendo mais órgãos e incorporando essa iniciativa ao Programa +Gastronomia. Durante 15 dias, 15 Territórios de Desenvolvimento promoveram atividades com o tema.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, o trabalho em conjunto entre os órgãos da administração estadual e a parceria com instituições privadas foram fundamentais para o sucesso do evento no Estado.

“Para o sucesso desta edição da Semana do Peixe foi fundamental a atuação de todos os órgãos, em especial das instituições vinculadas ao sistema operacional da agricultura. A Emater-MG orientando produtores e beneficiadores quanto ao manejo correto, oportunizando o acesso ao crédito e à comercialização, além do suporte para regularização ambiental e sanitária, e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), realizando o trabalho de fiscalização sanitária, essencial para garantir alimento de qualidade para o consumidor”, disse Leitão.

Em Minas Gerais, são produzidas cerca de 25 mil toneladas de pescado por ano. Desse total, 90% da produção é de tilápias.

A diretora de Pesca da Seda, Isabella Resende, ressaltou a importância da agricultura familiar na cadeia produtiva do pescado, principalmente na geração de emprego e renda e na preservação do meio ambiente. “A presença dos peixes nos rios é um importante indicador de qualidade nas águas”, afirmou.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG) e coordenador da Frente da Gastronomia Mineira, Ricardo Rodrigues, ressaltou a importância do evento para ampliação do consumo de peixe no estado.

Ele destacou também o papel do agricultor familiar. “Para desenvolver o mercado é preciso melhorar o ambiente de negócios, principalmente para os pequenos produtores, que enfrentam muitas barreiras”, ressaltou Rodrigues.

O diretor técnico do IMA, Thales Fernandes, aproveitou para destacar o trabalho da instituição no setor de pescados do estado. “Minas Gerais produz cerca de 25 mil toneladas ao ano de pescados e ainda tem um grande potencial de crescimento para atender à demanda. O IMA desenvolve amplo trabalho direcionado ao setor de pescados no estado, tanto na emissão de Guia de Transporte Animal (GTA), como também na inspeção de entrepostos e das condições higiênico-sanitárias e tecnológicas de produção. São ações voltadas para garantir o aumento da oferta com segurança para a sociedade”, destacou.

Também participaram da solenidade de encerramento o vice-presidente institucional da CDL-BH, Anderson Rocha, e a chefe de Gabinete da Emater-MG, Fernanda Reis.

Seminário no Triângulo Mineiro

Desde o dia 1° de setembro uma série de atividades foi realizada no estado, como ações promocionais no varejo, na rede de food service (restaurantes, bares e feiras livres), além de eventos com a cadeia produtiva, oficinas educacionais para crianças, divulgação de material promocional e educativo (receitas, melhores formas de preparo, como selecionar o peixe) junto ao consumidor final, promoções em insumos, serviços e equipamentos, dentre outras.

A última atividade prevista da 14ª Semana do Peixe é o II Seminário Regional de Aquicultura e Pesca do Triângulo Mineiro, que será realizado na próxima segunda-feira (18/9), em Uberlândia.

Fonte: Agência Minas

Publicado em: 15/09/2017