BELO HORIZONTE (11/08/2017) - A Festa da Alface e Cia, no período de 16 a 20 de agosto, em Mário Campos, promete ser um sucesso este ano, no município que abastece com hortaliças cerca de 30% da região metropolitana de Belo Horizonte e tem uma média de 1.500 agricultores. A expectativa é dos técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e da prefeitura local, que fazem os últimos preparativos para o evento, a ser realizado no Centro Comunitário de Bom Jardim.

 

“Pelo entusiasmo dos organizadores e produtores será um grande sucesso. A programação foi toda pensada e voltada para o produtor, além de seu familiares e comunidade rural”, sintetiza, a extensionista do escritório da Emater-MG de Mário Campos, a engenheira agrônoma Shelen Mainente de Souza. De acordo a agrônoma, cerca de 600 produtores rurais, entre pequenos, médios, meeiros e trabalhadores rurais são cadastrados na empresa. Outros 340 são cadastrados e sindicalizados no sindicato rural. A maioria vive da produção de hortaliças.

 

A gerente de Cultura, Turismo e Eventos da Prefeitura Municipal, Elizângela Campos, também demonstra otimismo. “Tendo em vista que a nossa principal atividade econômica é a agricultura, esse é o principal evento da cidade, desde 2013, mas esse ano estamos valorizando mais a parte gastronômica. Antes ela era voltada mais para a parte cultural”, explica. Segundo Elizângela, também é esperado que a festividade atraia pessoas para o turismo rural no município. Atrativos não faltam, afirma. “Temos muitas hortas urbanas e a maior fonte de água mineral, em qualidade e quantidade de vazão expontânea. O município tem uma estância mineral e isso valoriza muito. A fonte se chama Bom Jardim e água que está sendo engarrafada tem o nome de Bela Minas”, ressalta.

 

A Festa da Alface e Cia deste ano terá uma programação, que inclui workshops voltados para os agricultores e gastronomia, exposições agrícolas, rodadas de negócios, festival gastronômico, feira de artesanato, apresentações artísticas e culturais, além shows. O centro Comunitário de Bom Jardim fica na rua Cândido Lobato, nº 250, no bairro do mesmo nome. O município de Mário Campos tem uma produção convencional de hortaliças, mas a Emater-MG vem trabalhando pelo incentivo à produção agroecológica, por meio de cursos, palestras e outros eventos, em parceria com a administração do município.


Assessoria de Comunicação - Emater-MG
Jornalista responsável: Terezinha Leite
Tel: (31) 3349-8021
Email:
terezinha.ascom@emater.mg.gov.br
www.emater.mg.gov.br
facebook.com/ematerminas

Publicado em: 11/08/2017