MelhorAção


Unidade Central

Metodologia para análise, desenho e redesenho de processos


A metodologia é baseada em uma planilha do MS Excel que durante entrevista estruturada aos envolvidos no processo, traz o seguinte conceito: Todo processo possui atividades que se constituem em uma rotina e cada atividade tem seu grau de risco de não funcionar como o esperado gerando sub-rotinas. A ferramenta evidencia estes riscos para que sejam avaliados e trabalhados, a fim de minimizar seus impactos obtendo o melhor desempenho da rotina principal.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Central

Biodigestor, “A Energia que Limpa e Produz”


Implantação de um biodigestor em propriedade agrícola, devido a problema de contaminação e poluição ocasionados pela atividade de suinocultura explorada pelo produtor. Que a partir da adoção do biodigestor, foram contornados os problemas gerados pelos resíduos da atividade, possibilitando ainda ao produtor a produção de biogás para uso domestico e agroindustrial, a produção de biofertilizante para uso nas lavouras e comercialização deste sub-produto tornando uma alternativa de renda extra ao produtor.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Central

Viabilização das aquisições previstas em contratos e convênios.


Aprimoramento e otimização dos processos, visando a viabilização das aquisições de veículos, equipamentos diversos e insumos, com recursos oriundos de contratos e convênios firmados entre a EMATER-MG e órgãos do governo federal, estadual e também empresas privadas.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Central

CMCapp - Aplicativo de Gestão do Certifica Minas Café


Aplicativo de Gestão do Certifica Minas Café, o CMCapp é utilizado principalmente para o registro(on-line ou off-line) de informações geolocalizadas das propriedades cafeeiras assistidas pelo programa, com objetivo de organizar e padronizar a gestão do programa. Desenvolvido em HTML5 pode ser instalado em Tablets e/ou Smartfones(Android ou IOS). O Aplicativo CMCapp contempla ferramentas de Cadastros, Check-List, Registro de Ater, Análise de Custo de Produção, Dimensionamento de Terreiros, Compêndio Agroecológico e outros. Os dados no aplicativo são acompanhados de Fotos das Ações, Assinatura dos Produtores e Coordenadas Geográficas que possibilitam a rastreabilidade de qualquer lançamento. O CMCapp processa os dados que são armazenados em nuvem e compartilha as informações para análise em instâncias local e central em tempo real, através de gráficos e mapas.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Almenara

Convivência com o Semiárido no município de Itinga MG


Incentivo aos produtores rurais de Itinga a realizarem o processo de ensilagem de forrageiras existente, bem como incentivo ao plantio de forrageiras para serem utilizadas para confecção de silagem, para alimentação do gado no período da seca.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Almenara

Campanha de Vacinação de Aves Caipiras em Bandeira


Esse projeto incentiva a prevenção de doenças graves como Bouba e Newcastle nas galinhas caipiras, produzidas pela Agricultura Familiar. Com a aplicação da vacina os produtores têm reduzido o índice de mortalidade dessas aves em algumas comunidades rurais. A iniciativa partiu do escritório da EMATER – MG em parceria com o município de Bandeira


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Belo Horizonte

Horta coletiva agroecológica de jovens rurais


O trabalho desenvolvido pela Equipe local em Ouro Preto, sempre foi voltado para a organização das comunidades, buscando incentivar as atividades coletivas. Agindo assim, nosso trabalho em parceria com a Associação dos Agricultores Familiares de Piedade e Região, UFOP,PMOP, foi implantada horta coletiva no sistema agroecológico de produção, voltada ao jovem rural.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Capelinha

Extensão rural com foco em sustentabilidade no semiárido – Núcleo Médio Jequitinhonha


- Realização de oficinas e dias de campo, sobre alternativas viáveis de alimentação dos rebanhos (bovinos, suínos e aves), no semiárido. Com destaque em: Mandioca (raiz e parte aérea), palma forrageira, milheto, silagem e uso da cana com Nitromineral (NUC). - Implantação de unidades demonstrativas de palma forrageira, milheto, sorgo e cana-de-açúcar nos municípios do núcleo-médio Jequitinhonha.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Capelinha

Feirinha nos bairros


A implantação das feirinhas nos Bairros no município de Capelinha promove


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Capelinha

Melhoria produtiva do alho de Minas Novas, através da implantação do sistema de produção Alho Livre de Virose parceria EMATER/Embrapa


O Brasil é bastante dependente da importação de alho. Dentre os fatores da baixa produção e a produtividade, destaca-se a disponibilidade de sementes de alta qualidade. Verificou-se que os Agricultores Familiares do município utilizam há mais de 25 anos a mesma semente de alho na realização do plantio, e a maioria destas sementes apresentam maiores problemas de ordem fitossanitária. Através da implementação e novas cultivares de alho semente, de origem conhecida, cultivares: Amarante, cateto roxo, livre de viroses, adaptadas às condições climáticas da região, e aliado às informações e orientações técnicas repassada aos Agricultores Familiares, possibilitou a melhoria dos resultados da produção e a produtividade de alho no município de Minas Novas MG, através da parceria EMATER e a Embrapa.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Capelinha

Elaboração do Projeto, Implantação e Operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos/Compra com Doação Simultânea – PAA/CDS da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento


Em 2012, foi elaborado um projeto do PAA/CDS/CONAB através de uma assessoria contratada pela Prefeitura Municipal e liberado os recursos para o município de José Raydan, porém em 2014 a Controladoria Geral da União – CGU, fiscalizou o Projeto PAA e ordenou o seu encerramento em decorrência de uma série de irregularidades. Em 2015, foi retomada pela EMATER-MG e parceiros a discussão dos projetos do PAA e feita uma avaliação criteriosa sobre o projeto executado. A partir daí, foi proposto pela extensionista de bem-estar social da EMATER-MG, Tâmara Magali Marques Temponi, a participação efetiva dos parceiros na operacionalização dos projetos e a utilização de métodos e metodologias que viabilizam a gestão e o controle social dos mesmos. Em 2016 os projetos foram aprovados e a partir daí, são utilizados mecanismos de controle através de planilhas, cartilhas e fichas cadastrais, elaborados pela extensionista da EMATER e para o acompanhamento e avaliação dos projetos, são realizadas reuniõe


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Capelinha

Produção de Hortaliças no Sistema Agroecológico (Estufa)


Produção de hortaliças saudáveis no sistema agroecológico em ambiente protegido estufa, através de projetinhos financiados pelo programa BSM (Brasil Sem Miséria)


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Cataguases

Conservação do solo através de Bacias de captação de enxurradas


A construção de bacias de captação de chuva em lavoura de café e construção de barraginhas é uma necessidade nas propriedades rurais com o objetivo de reter a água no solo abastecendo o lençol freático. Além de diminuir a erosão do solo e evitar outros prejuízos, as bacias de captação promovem a recarga do lençol freático, favorecendo a manutenção das nascentes e a revitalização de mananciais com água de boa qualidade.


Mais detalhes sobre esta ação.



Página 1 2 3 4 5 6