MelhorAção


Unidade Central

A Revelação de um Jovem Escritor Rural no Projeto Jaíba


A Revelação de um Jovem Escritor Rural no Projeto Jaíba Diego Clemente Souza Silva é uma revelação da EMATER-MG/ Projeto Jaíba, durante os trabalhos de Técnicas Sociais na Área A do Assentamento Novo, linha dos Quinhentos, onde a Extensionista de Bem Estar Social II, Nelcília Maria Gonçalves desde meados de 2007, quando foi transferida para essa Área de atuação. Ele participou do Grupo de Artesanatos para Adolescentes, depois formamos um Grupo de Jovens o qual Diego é integrante e participativo na comunidade da Área A. Assentamento Novo. O jovem Diego Clemente me disse que tinha escrito um livro e me perguntou como fazer para publicar esse livro. Respondi que iria tentar ver o que poderia ser feito e que depois daria uma resposta posteriormente e após muito pensar, comentei com a colega Maria Adelci de Souza, que mora em Montes Claros, se ela conhecia alguma Editora que pudesse publicar o livro. Ela entrou em contato com a Editora UNIMONTES, eles se interessaram pelo assunto e, m


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Central

Sistema de Safra Pecuária


Acompanhamento de produção dos principais produtos pecuários em todos os municípios do Estado de Minas Gerais, com informação de plantel, produtividade, produção, número de Agricultores familiares e não familiares e o percentual da produção advinda da Agricultura Familiar, gerando informações importantes para Programação de trabalho nos municípios, UREGIS e Estado. As informações também são utilizadas por parceiros como SEAPA, Governos Municipais, Estaduais e Federais, Universidades, Organizações Não Governamentais, entre outros. Atualmente as informações obtidas pelo Sistema de Safra Pecuária são exclusivas, não existe outra fonte de informações.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Central

Pos-Graduação para os funcionários da Emater MG


Elaboração, contratação e execução de um Curso de Pos Graduação in company em parceria com a Universidade Federal de lavras com recurso do Ministério da ciência, tecnologia e Inovação MCTI, denominado Extensão Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, na modalidade EaD, para 400 participantes com carga horária de 360 horas estruturadas da seguinte forma: Módulo básico, com 180 horas, sendo 40 horas presenciais e 140 horas on line; E Módulos optativos com 180 horas, sendo 80 horas presenciais em dois encontros e 100 horas on line; - Modulo Optativo dividido em: Agroecologia, Boas Práticas de Fabricação na Agroindústria de Alimentos, Bovinocultura, Educação Ambiental e Produção Vegetal com sustentabilidade. Este projeto tem objetivo de promover a qualificação dos profissionais da Emater MG, preocupação constante da Empresa em manter um quadro de funcionários com conhecimentos e habilidades para execução e implementação das atividades desenvolvidas junto ao agricultor familiar


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Central

Biodigestor, “A ENERGIA QUE LIMPA E PRODUZ”


Implantação de um biodigestor, para contornar o problema de contaminação e poluição ocasionados pela suinocultura do produtor, e a partir da adoção da técnica do biodigestor, o produtor os problemas foram resolvidos, e o produtor passou a produzir o biogás, para uso domestico, e o biofertilizante, para uso nas lavouras.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Alfenas

Formulários Eletrônicos para o trabalho da Chamada Pública do Café


Ao iniciarmos o trabalho da chamada Pública, recebemos os formulários que seriam preenchidos manualmente, causando assim erros, desperdícios de material impresso e a fadiga física e mental do técnico, ao preencher tantos questionários. Com o objetivo de trazer praticidade, segurança, redução de custos, avaliação e consolidação dos questionários durante os três anos de vigência do Convênio, criamos o formulário eletrônico, consequentemente os técnicos tiveram maior disponibilidade para o trabalho junto aos agricultores familiares


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Belo Horizonte

Utilização dos Programas de Compra de Projetos Produtivos Locais


A utilização da venda institucional não como única forma de comercialização dos produtos, mas como estimulo a produção local está sendo utilizada com êxito em Brumadinho de forma a desenvolver vários projetos de Desenvolvimento Local, melhorando não só a qualidade de vida das comunidades rurais como também a alto-estima e perspectiva de permanecer no campo. Como também aumentar a renda da família e a garantia da segurança alimentar e nutricional da população.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Belo Horizonte

Saúde e Qualidade de Vida no Campo – Construção de Fossas Sépticas


Construção de 103 Fossas Sépticas Econômicas, oferecendo em base sustentável, acesso à água salubre em quantidade suficiente e saneamento adequado para todos, enfatizando a abordagem de "algum para todos em vez de mais para alguns".


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Capelinha

Projeto Salão de Beleza - Mulheres que acontecem


A implantação do Projeto Salão de Beleza, foi viabilizado pelo Programa Produtivo BSM, onde a família priorizou este projeto, visto que o casal de agricultores familiares realiza atividades de corte de cabelo e manicure na comunidade, nos fins de semana e depois do expediente. Estes serviços eram realizados em sua moradia, especificamente em uma garagem improvisada no terreiro de sua casa, sem local e equipamentos apropriados. Juntamente com a assistência e acompanhamento técnico da EMATER- MG, foi possível a concretização deste projeto, o salão de beleza com a estrutura necessária, proporcionando a família desenvolver a atividade de maneira mais qualificada e profissional, promovendo um ambiente mais receptivo, atraente a clientela e gerando melhoria na renda familiar. Incentivou ainda a participação em cursos de aprimoramento das técnicas utilizadas.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Capelinha

I Encontro Microrregional sobre Ações Integradas de Convivência com a Seca


Realização de encontros municipais, no núcleo do Médio Jequitinhonha (Uregi/Capelinha), com temáticas preestabelecidas entre o grupo, sobre ações Estratégicas de Convivência com a Seca. Cerca de 450 pessoas participaram dos eventos, entre lideranças comunitárias, sindicais e políticas, representantes dos conselhos municipais (CMDRS) e significativa presença de agricultores familiares.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Capelinha

Manual Prático de Rotinas Administrativas - Apostila Administrativa


Criação de apostila básica a ser utilizada como referência (material de consulta) nos processos administrativos rotineiros dos Escritórios Locais, com assuntos e dicas da área administrativa que devem ser conhecidos também pelo pessoal da área técnica e que visam a otimização dos trabalhos e a prevenção de erros/enganos.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Cataguases

Sucesso dos Agricultores Familiares com a organização da Associação dos Produtores Feirantes da Região de Cataguases.


A Associação dos Produtores Feirantes de Cataguases, através da gestão compartilhada desenvolve ações para melhorar a comercialização da produção, bem como garantir a segurança e melhoria da qualidade de vida de seus associados.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Cataguases

Implantação de Feira Livre da Agricultura Familiar em Miraí


Implantação da Feira da Agricultura Familiar no município de Miraí -MG, criada pela lei nº 1.572 de 09 de dezembro de 2013, em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Associação de Agricultores Familiares e Artesãos de Miraí e EMATER-MG.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Cataguases

EMATER NA ESCOLA Meio Ambiente e Cultura


As ações desse projeto são direcionadas à conscientização ambiental e cultural das crianças da Escola Municipal Prof. Arthur Nunes de Medeiros. O projeto passa pelas seguintes etapas: 1º, palestras nas escolas e semeadura de árvores nativas (Dentro da Escola). 2º Plantio de mudas nativas e manejo de nascentes (Atividade de Campo), 3º concurso de desenhos, frases, poesias e textos (Dentro da Escola) 4º Visita a Fazenda Histórica, (Visita à Fazenda Santa Rita da Boa Vista).


Mais detalhes sobre esta ação.



Página 1 2 3 4 5