MelhorAção


Unidade Central

Gestão de Processos – Manager - AUDIT


Criação de um sistema informatizado que visa garantir a segurança das informações em poder da Auditoria Interna - AUDIT por meio da implantação do arquivo eletrônico dos processos de sindicância, Administrativo Disciplinar e Punitivo.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Alfenas

Plantando e Colhendo Saúde


O Projeto Plantando e Colhendo Saúde iniciou com o objetivo de conscientizar o agricultor quanto ao uso correto e seguro de produtos tóxicos, mostrando-os a importância de prevenir e utilizar produtos alternativos. A Associação dos Moradores da Comunidade Gomes foi escolhida para realização do projeto e tivemos como parceria a Universidade de Alfenas, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria da Saúde. 40 agricultores participaram da coleta de sangue para fazer o exame de colinesterase, sendo que, 13 desses agricultores apresentaram alteração nos resultados. O reconhecimento dos agricultores pelo trabalho realizado está sendo muito gratificante para nós da equipe da EMATER-MG, e de toda parceria envolvida no programa, pois o empenho demonstrado por todos nós visa uma qualidade de vida para toda a população exposta ao agrotóxico.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Alfenas

Painel de Bordo Regional


Implantação do sistema de Painel de Bordo Regional como ferramenta de gestão e avaliação de desempenho. O Gerenciamento do desempenho pode mudar comportamentos, melhorar as atividades, bem como visualizar onde se encontram os pontos fortes e fracos. O objetivo é atingir as metas com resultados de qualidade, agregando eficiência e eficácia e, ao mesmo tempo, o regional cria o seu próprio sistema de reconhecimento e premiação.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Almenara

Horta Comunitária da Acrai (Associação Comunitária Amigos de Itapirú)


Após criação da Horta Comunitária da Comunidade Itapirú vários aspectos foram melhorados principalmente na qualidade de vida social, cultural e alimentar daquelas famílias inseridas no projeto.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Almenara

Organização – O primeiro passo para o enfrentar os desafios e acessar as políticas públicas


Após a criação da Associação Comunitária na comunidade dos Donatos foi possível enfrentar vários desafios existes na comunidade. Como a organização, qualidade e quantidade da produção, variedade de produtos ofertados, acesso a políticas públicas e principalmente a comercialização justa e consolidada no comércio local de Santo Antônio do Jacinto.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Belo Horizonte

Organização da Atividade Artesanal do Bordado no Distrito de Lobo Leite


O grupo de bordadeiras, Pata da Loba, foi criado com o apoio da EMATER-MG, no Distrito de Lobo Leite, município de Congonhas. Desenvolve trabalhos de bordados com técnica em bainha aberta. Desde 2011 vêm criando oportunidades de crescimento profissional, cultural e geração de renda para a comunidade local e adjacências. Recebe apoio da Prefeitura Municipal de Congonhas e empresas privadas.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Belo Horizonte

Mulheres Quilombolas Mostram Sua Força Nas Lavouras Comunitárias.


Visando a valorização da mulher rural e a segurança alimentar e nutricional de suas famílias, nosso Esloc desenvolveu um Programa de Lavouras Comunitárias em parceria com agricultores familares sem terra, prefeitura, proprietários de terra e Governo Estadual. Neste ano completamos 18 anos ininterruptos de plantio em 32 propriedades diferentes; foram 1395 plantios comunitários distribuidos em 110 Lavouras Comunitárias de milho, feijão e arroz, beneficiando sem repetição 194 Agricultores Familiares, sendo 106 da comunidade quilombola do Felipe que plantam em regime de mutirão. O desenvolvimento destas ações na comunidade culminou, em 2013, com apoio da Prefeitura Municipal, no reconhecimento desta gente e local como Quilombo pela Fundação Palmares.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Belo Horizonte

Agricultura Urbana sustentável com reaproveitamento de materiais alternativos.


Em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional, através da Gerência de Apoio à Produção e Comercialização (GAPCO) a Equipe Local através de metodologia participativa orienta e incentiva as famílias a cultivar suas hortaliças e ervas aromáticas em áreas particulares, quintais, espaços públicos e escolas utilizando pneus, tubos de plástico, garrafas pet, caixotes, dentre outros recipientes. O apoio da EMATER atende também ao processamento, com cursos e palestras para a fabricação de temperos caseiros para o seu uso diário e os preparando para a comercialização , tanto de produtos processados quanto os in natura.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Belo Horizonte

Mercado Institucional garante melhoria da qualidade de vida dos agricultores e alunos em Igarapé


Os produtores familiares de Igarapé comercializavam seus produtos principalmente na CEASA e em supermercados e sacolões do município, não utilizavam nenhuma política pública como opção de mercado. Após trabalho contínuo de mobilização e organização da EMATER-MG com a Prefeitura de Igarapé e os produtores familiares, iniciou-se um projeto com objetivo de atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Esse programa visa melhorar a qualidade dos alimentos da merenda escolar, garantir mercado para os produtos da agricultura familiar, melhorar a renda desses agricultores, diversificar a produção e aumentar o capital de giro do município. O PNAE de Igarapé hoje é referencia na região e os produtores têm conseguido rendimentos satisfatórios.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Cataguases

Associativismo: compra conjunta de calcário e adubo


Apoio aos produtores em Associativismo: compra conjunta de calcário com o frete pago pela prefeitura, compra em conjunto de adubo com processo licitatório e apoio técnico em todas as etapas, tais como Análise de solo, interpretação e orientação de aplicação de calcário e adubos. Bem como orientações de práticas conservacionistas, tais como plantio direto, preservação das APP’s etc.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Cataguases

Lar, uma Questão de Cidadania


Trabalho conjunto entre a Equipe Local da Emater-MG, Associação dos produtores Rurais da Comunidade de Rio Preto e Região, Prefeitura Municipal e Caixa Econômica Federal. Construção e entrega de 42 unidades habitacionais na Zona Rural do Município. Unidades espaçosas, com 3 quartos, sala, cozinha, banheiro e tratamento de esgoto adequado. Já está assinado convênio para início de construção de mais 36 unidades.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Diamantina

Comemoração dos 40 anos de atuação da EMATER/MG em Gouveia


A Equipe local da EMATER/MG de Gouveia decidiu comemorar os 40 anos de atuação no município, com ações que valorizassem a marca da empresa, além de homenagear os ex-funcionários que trabalharam na Unidade e agricultores rurais que fizeram e fazem parte dessa história.


Mais detalhes sobre esta ação.

Unidade Regional de Diamantina

1ª Semana do produtor Rural - DIAMANTAGRO


Realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais - EMATER- Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, o evento uniu os conhecimentos da Extensão Rural e Academia, objetivando contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Vale do Jequitinhonha.


Mais detalhes sobre esta ação.



Página 1 2 3 4 5